Coesão

“Como garantir a todos os Açorianos, independentemente da ilha onde residem, iguais condições de mobilidade e de acesso aos mercados, quer sejam de outras ilhas ou do exterior, incentivando a diferenciação e especialização das produções locais, de forma a tirar partido das características únicas de cada ilha, promovendo o contributo de cada uma delas para o desenvolvimento da região?”

A identidade que une todos os açorianos das nove ilhas é, como se sabe, um fator predominante da nossa existência. A ela junta-se a resiliência que tão bem caracteriza o açoriano e que é, em grande parte, moldada pelas condições geográficas únicas do arquipélago.
 
Ora são precisamente essas condições geográficas que, sendo um dos nossos principais ativos, também são um dos nossos maiores desafios. A dispersão da população por nove ilhas estabelece, desde o começo da Autonomia, a necessidade de desenvolver políticas direcionadas ao fomento da coesão Económica, Social e Territorial dos Açores.
 
São necessárias, por isso, medidas de coesão que, por um lado, fortaleçam os laços que nos unem e, por outro, garantam o desenvolvimento harmónico de todas e cada uma das ilhas, procurando dotar aquelas com menor capacidade de atratividade de condições mais favoráveis ao seu crescimento.
 
No fundo, o debate que pretendemos é sobre o aprofundamento e desenvolvimento de políticas que possam fortalecer a coesão no contexto do arquipélago e, em complemento, implementar novas medidas, dirigidas às especificidades de cada ilha, no seu todo, e às próprias realidades internas de cada uma delas.
 
Será possível evoluir o conceito de Ilhas de Coesão ou, pura e simplesmente, deve abolir-se este conceito na Região?
 
É para este debate que vos convocamos, sendo certo de que precisamos de todos para chegar a conclusões fundamentais para os próximos 10 anos nos Açores.

1 Contributo

  1. Nacst
    Nacst
    Novembro 13, 2019

    Parece-me uma temática muito interessante é fundamental para o desenvolvimento dos Açores.

Deixe uma resposta

Scroll to top