Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável decorreu este sábado

O movimento “Açores Primeiro! Todos Contam” realizará no próximo sábado, 1 de fevereiro, no Azoris Royal Garden Hotel, em Ponta Delgada, pelas 16H00, uma conferência sobre a área temática de “Desenvolvimento Sustentável”.

Do painel de oradores fará parte Rui Gomes Pedro, Professor Associado convidado na Sorbonne Université, Instituto CELSA, Paris, e a açoriana Rita Amaral, Engenheira Civil, que representou Portugal como delegada jovem na semana de alto nível da 74ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas.

Abaixo os CV’s dos oradores convidados:

 

Rui Gomes Pedro

Doutorado em Gestão estratégica pelo ISCTE, com o tema Estratégias Empresariais de Desenvolvimento Sustentável. É Professor Associado convidado na Sorbonne Université, Instituto CELSA, Paris, onde é igualmente orientador de teses de mestrado e doutoramento na área do desenvolvimento sustentável.

Com uma experiência de 14 anos como Gestor Corporate na Nestlé, onde manteve uma carreira internacional até 2008, Rui Gomes Pedro iniciou, em 2010, a docência em empreendedorismo, tendo como especialidade os domínios empresariais de desenvolvimento sustentável e as linhas da economia participativa, solidária, circular, funcional e verde, centrando-se na recuperação de negócios com forte potencial, na dinamização de marcas e indústrias adormecidas e na aplicação de estratégias de comunicação a instituições, marcas e empresas.

É Licenciado em DESCAF-Comércio Internacional (1993), pela Grande École, SupdeCo Poitiers, França, e em Gestão e Organização de Empresas (1996), no ISEG-Lisboa.

 

Rita Amaral

Engenheira Civil, açoriana, representou Portugal como delegada jovem na semana de alto nível da 74ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas.

Venceu o prémio “Jovem Profissional” da Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental em 2016.

É Doutorada e mestre em Engenharia Civil, com especialização em hidráulica e recursos hídricos, possui ainda uma pós-graduação em Gestão, pela Católica Lisbon School of Business and Economics.

Atualmente é investigadora do Laboratório Nacional de Engenharia Civil e membro da equipa do Lisbon International Centre for Water (LIS-Water).

É ainda membro do comité de gestão do grupo especializado de gestão de ativos da International Water Association e membro da Comissão Técnica de Normalização CT204 – Gestão de ativos.

Foi secretária técnica de Portugal ao 8º Fórum Mundial da Água.

 

Comissária Temática – Carla Gomes

Licenciada em Biologia Marinha, com uma especialização em estudos avançados em Ecologia e uma pós-graduação em Filosofia para Crianças. Foi coordenadora científica-pedagógica em Centros de Ciência no Algarve e nos Açores.

No Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores assumiu a coordenação do Núcleo de Sensibilização Ambiental em programas Europeus, trabalhando os objetivos da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável.

Foi facilitadora em projetos piloto de Participação Pública, no âmbito da Rede Natura 2000. Foi membro da Direção da Associação Portuguesa de Educação Ambiental.

Presentemente é colaboradora externa do Núcleo da Criança e do Adolescente da Universidade dos Açores. É investigadora em áreas como a Literacia do Oceano e a Filosofia da Infância. No Movimento Oceans-On que fundou discute de forma crítica a implementação dos ODS 2030.

 

 

 

Scroll to top